A preparação para uma boa consulta dermatológica já se inicia antes de chegar ao consultório. Algumas dicas para que sua avaliação seja proveitosa:

1- Prepare-se para uma avaliação de toda a pele. Vista roupas fáceis de despir, mesmo não tendo queixas na pele do corpo. Na avaliação de rotina a pele é examinada como um todo, em busca de pintas suspeitas por exemplo.

2- Anote suas dúvidas mas estabeleça prioridades. É comum que os paciente tenham muitas queixas e queiram resolvê-las numa única avaliação. Em casos assim é necessário fazer um plano de tratamento, começando pelas queixas principais, para que o tratamento não se torne uma rotina difícil de ser realizada e pese no orçamento do paciente.

3- Venha sem maquiagem pesada e sem esmaltes. Inúmeras vezes nos deparamos com queixas de manchas nas unhas, micoses e a paciente vem com as mesmas coloridas, prejudicando ou mesmo impossibilitando o exame da região. O mesmo acontece com manchas na pele e olheiras, que estão camufladas com bases e corretivos.

 

A Consulta

Consiste em 3 etapas principais:

– Anamnese: Nessa etapa começo a conhecer o paciente. Suas queixas, uso de medicações, histórico familiar e de alergias. É uma etapa importante onde o paciente pode ajudar muito no diagnóstico, informando detalhes da queixa e não deixando de relatar condições relevantes para o diagnóstico e conduta como gestação, aleitamento, uso de drogas, anabolizantes, tabagismo, entre outros. Dica: Sempre traga anotado as medicações em uso e leve exames recentes caso os tenha.

– Exame Físico: Aqui é quando o paciente se despe e é realizado o exame da sua queixa e uma inspeção em busca de pintas suspeitas geralmente usando um instrumento conhecido como dermatoscópio.

– Prescrição e Orientações: No término da consulta, após o exame, o médico poderá solicitar exames complementares para auxiliar o diagnóstico ou programar tratamentos. É quando é indicado o tratamento, que pode ser apenas para uso em casa com o uso de creme e/ou medicações via oral, cirúrgico ou ainda procedimentos em consultório que visam a melhora das queixas do paciente.

Dra. Aline Fischer
Últimos posts por Dra. Aline Fischer (exibir todos)
Queimadura solar. O que fazer?

Eu queria que ninguém precisasse ler esse post, porque obviamente no mundo ideal sempre tentamos prevenir a queimadura e junto Leia mais

Checklist: O que levar para a praia com bebê

Quem leva criança à praia pode ter um desgaste mental só para lembrar a quantidade de tralha que devemos levar. Leia mais

acidentes com água-viva
Acidentes com água viva: O que fazer?

- É importante que os banhistas sejam cuidadosos e tentem evitar o contato com águas-vivas e caravelas em praias que Leia mais

cuidados com criança na praia
Cuidados com crianças na praia

Verão combina com sol e praia não é mesmo? Nem tanto se você tem um bebê recém nascido em casa. Leia mais

Categorias

Arquivos

Open chat