Existem vários tipos de rugas como as dinâmicas que só aparecem quando a pessoa realiza a expressão facial e somem quando está em repouso, as estáticas, que são aquelas que persistem mesmo quando o paciente não está usando a mímica facial e as rugas de sono, também conhecidas como “sleep lines”, que são aquelas formadas quando o paciente dorme de lado ou bruços e geralmente para o mesmo lado, comprimindo a pele sempre nos mesmos locais e causando os vincos.

Vamos falar das rugas dinâmicas e seu principal tratamento, o uso da toxina botulínica. 

 

1- O que é? 

Conhecida popularmente como “Botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. 

 

2- Modo de Ação: 

Causa a paralisia do músculo no qual é injetado através do bloqueio de uma substância chamada acetilcolina no nervo motor. Desse modo o músculo fica temporariamente paralisado até que o nervo se recupere.  

 

3- Duração: 

A ação da toxina inicia-se entre 24 e 72h da aplicação, atingindo um efeito expressivo entre 7 e 14 dias e resultado máximo em 1 mês. Esse efeito persiste entre 3 e 6 meses, dependendo de cada organismo. 

 

4- Indicações: 

Sua principal indicação é o tratamento de rugas dinâmicas. Na forma estática a toxina está indicada apenas quando as linhas são finas e não estão profundas. Para rugas profundas deve-se associar técnicas de tratamento, visto que o uso isolado da toxina não consegue “apagar” essas linhas. Por isso não há uma idade padrão para se fazer uso da técnica. Uma paciente de 20 anos que use muito a musculatura facial e tenha uma pele fina pode já se beneficiar do procedimento enquanto uma mulher de 40 anos que use pouco a mímica facial ainda não o precise. 

 

5- Contra-Indicações: 

Como não existem estudos disponíveis não é recomendado em caso de gravidez. No aleitamento deve-se analisar caso a caso. Contra-indicado em algumas doenças neuromusculares como miastenia gravis e esclerose lateral amiotrófica. 

 

6- Efeitos adversos: 

A maioria dos efeitos adversos é leve e passageiro. Entre os mais comuns estão a ardência durante a aplicação, equimoses nos locais de picadas da agulha e dor de cabeça. Ainda há a possibilidade de assimetrias faciais e ptose(queda) das sobrancelhas. 

A toxina botulínica é o procedimento mais realizado e pedido nos consultórios dermatológicos e ainda é uma das melhores opções de tratamento quando bem indicada. 

Dra. Aline Fischer
Últimos posts por Dra. Aline Fischer (exibir todos)
Código de barras
Código de Barras

Uma queixa muito comum no consultório é de que o batom escorre e borra devido a essas linhas que se Leia mais

Checklist: O que levar para a praia com bebê

Quem leva criança à praia pode ter um desgaste mental só para lembrar a quantidade de tralha que devemos levar. Leia mais

acidentes com água-viva
Acidentes com água viva: O que fazer?

- É importante que os banhistas sejam cuidadosos e tentem evitar o contato com águas-vivas e caravelas em praias que Leia mais

cuidados com criança na praia
Cuidados com crianças na praia

Verão combina com sol e praia não é mesmo? Nem tanto se você tem um bebê recém nascido em casa. Leia mais

Categorias

Arquivos

Open chat