O que são?
Se você notou pequenas bolinhas cor da pele ao redor dos olhos é possível que se tratem de siringomas. Apesar do nome estranho é um problema relativamente frequente na prática do dermatologista. Por se tratar de tumores benignos das glândulas sudoríparas, o paciente trata se lhe incomodar esteticamente. As lesões não causam prejuízo à saúde. Ao exame notam-se pequenas bolinhas cor da pele, medindo em média 1 a 3 mm geralmente ao redor dos olhos, mas podem aparecer em pescoço, axilas e abdome por exemplo.
Como tratar?
Os siringomas podem ser retirados cirurgicamente, com corte e pontos ou destruídos através de eletrocauterização ou laser.
Dependerá do tamanho e quantidade de lesões principalmente, bem como das características da pele do paciente.
Podem voltar?
É comum haver recidivas pois o siringoma aparece na superfície como uma bolinha mas na derme profunda encontramos ductos dilatados da glândula. Os procedimentos que visam tratar essa parte profunda costumam deixar cicatrizes inestéticas, e a estética é justamente a queixa do paciente. Além disso, alterações no pigmento da pele após o tratamento podem ocorrer, o que pode ser prevenido e tratado caso ocorra.
- Autobronzeadores - 12/03/2020
- Queimadura solar. O que fazer? - 02/03/2020
- Checklist: O que levar para a praia com bebê - 20/02/2020